Licenciamento Florestal é tema de seminário que reuniu centenas de pessoas em Curitiba

 08/08/2025

As recentes mudanças na legislação ambiental do Paraná e os procedimentos para Licenciamento e Autorizações Florestais foi tema do “Seminário e Minicurso de Licenciamento Florestal” promovido pela Associação de Engenheiros Florestais do Paraná e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – CREA nesta quarta-feira (6). O encontro reuniu no Instituto de Engenharia do Paraná - IEP mais de 300 pessoas inscritas (presencialmente e online) que atuam nas mais diversas áreas do licenciamento florestal no estado, são engenheiros florestais, técnicos do Instituto Água e Terra – IAT, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável – SEDEST, técnicos de prefeituras, estudantes, universidades, empresas, consultorias ambientais, entre outros.



“O evento foi um sucesso devido a qualidade dos palestrantes e moderadores, o que foi muito importante para esse resultado. Mesmo sendo um evento realizado no meio da semana, contamos com a participação de centenas de pessoas de órgãos interessados no assunto, como Copel, Sanepar, DER, Klabin, consultores, empresas em geral que proporcionou um debate abrangendo diversos setores produtivos”, disse a presidente da APEF, Lella Bettega.


Entre os temas discutidos no Seminário estavam supressão florestal, crédito de reposição e compensação florestal, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, Autorização Ambiental de Fauna, entre outros.


O Engenheiro Civil, Rafael Pussoli, segundo diretor administrativo do CREA-PR, representando o presidente da entidade, Clodomir Ascari, destacou a importância da Engenharia Florestal e de se discutir a atualização das normas e procedimentos. “É uma honra gigantesca poder correalizar com a APEF um evento como este para que possa melhorar e aprimorar nosso trabalho neste estado que é tão relevante para o Brasil. Um estado que recebeu a primeira turma de engenharia florestal do país há 65 anos e que tem a APEF há 58 anos. Os Engenheiros Florestais têm um desafio muito grande que é proporcionar o desenvolvimento preservando e protegendo o que temos de mais caro no Brasil, nossa biodiversidade e nossas florestas”, destacou.


Para José Volnei Bisognin, Gerente Regional do IAT em Toledo, que no ato representou o presidente do órgão, Everton Souza, o evento proporcionou discussões de alto nível acerca do tema e vai contribuir para o aprimoramento da legislação florestal do Estado. “Primeiro que o debate contribuiu com o nosso trabalho, com melhores projetos e projetos bem executados. Além disso, saímos daqui hoje com algumas ideias interessantes para a mudança da nossa legislação. Uma vez que estamos, nesse momento, revisitando todas as Instruções Normativas e colhendo informações para aperfeiçoá-las”, contou.



APEF - Associação Paranaense de Engenheiros

NOSSO PROPÓSITO

Somos uma instituição voltada a atender os desafios impostos para unir e defender a classe florestal no estado do Paraná, bem como oferecendo formas de atualização e melhoria dos profissionais.

 

Nossos Canais de Contato

Redes Sociais