APEF participa de lançamento de 1º Simpósio da Operação Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais
- secretaria8447
- 13 de jun.
- 2 min de leitura

A diretoria da Associação de Engenheiros Florestais do Paraná – APEF participou, nessa quinta-feira (12), do 1º Simpósio da Operação Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.
Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), responsável pela coordenação de ações de combate direto e prevenção aos incêndios florestais, o evento contou com palestras técnicas ministradas por especialistas das instituições parceiras, oferecendo capacitação, troca de experiências e atualização de protocolos operacionais. Entre os palestrantes estavam representantes da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE Florestas), Instituto Água e Terra (IAT), Simepar, Defesa Civil Estatual (CEDEC), IBAMA, ICMBio, IDR-Paraná e UFPR que compartilharam dados, metodologias e práticas de preservação e recuperação ambiental.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, em 2024 foram registradas ocorrências relevantes na Ilha do Mel, Ilha Grande e nos Campos Gerais, onde os incêndios atingiram proporções comparáveis aos registrados em países como Canadá e Grécia. “No ano passado nós tivemos muitas regiões que registraram incêndios bastante intensos, quem via achava que eram aqueles incêndios que volta e meia a gente vê na TV, que acontecem lá na Europa, na Grécia ou no Canadá, Estados Unidos. Incêndios realmente importantes e significativos, mas não, aconteceram aqui em território paranaense", compara o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.
Ponto de destaque do evento foi o lançamento da 4ª edição da Campanha Estadual de Prevenção aos Incêndios Florestais. A iniciativa idealizada pela APRE e que recebe apoio de demais entidades como a APEF, foca na educação ambiental e no protagonismo infantil como ferramenta de transformação social e ambiental.
A ideia é trabalhar a conscientização desde a escola, formando crianças e adolescentes como multiplicadores de atitudes responsáveis. “Educação é o que faz a diferença na campanha e estaremos divulgando a cartilha pelas escolas, explicando ao público jovem sobre o uso do fogo, onde qualquer descuido pode fugir do controle”, disse Fabio Brun, presidente da APRE.
Outro ponto relevante do Simpósio, que promoveu a integração dos entes públicos e privados na prevenção e combate a incêndios florestais, foi a apresentação de técnicas de Manejo Integrado do Fogo utilizados pelo ICMbio e Ibama, além do aumento do efetivo contratado pelas organizações para o combate à incêndios florestais, com planejamento e treinamento aos brigadistas inclusive indígenas e quilombolas.
*Com informações APRE e Agência Estadual de Notícias
Comments