top of page

Presidente da APEF participa de live da ANPEF sobre os desafios e demandas no licenciamento ambiental para os engenheiros florestais

28/06/2024

 




Na noite dessa quinta-feira (27) a presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Florestais do Paraná – APEF, Lella Bettega, participou da live “Diálogo Online” promovida pela Associação do Norte Pioneira de Engenheiros Florestais do Paraná – ANPEF. O foco principal da conversa foi os desafios, demandas e oportunidades que os engenheiros florestais podem encontrar trabalhando com licenciamentos ambientais.

 

Na ocasião Lella falou sobre a legislação ambiental como um todo, os sistemas e plataformas usadas durante o processo de licenciamento ambiental nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da importância do relacionamento harmonioso com os órgãos ambientais licenciadores. Ela também contou sobre sua trajetória profissional e as oportunidades que os engenheiros florestais podem encontrar nessa área de atuação.

 

“A engenharia florestal deve trabalhar em harmonia e conjunto com outras engenharias, afinal são todas atividades correlatas na qual um depende do outro. Por isso, é fundamental conciliar as demandas e necessidades de todas as engenharias e elevar a engenharia florestal no mercado”, disse a presidente da APEF.

 

Neste sentido ela destacou o papel das entidades de classe e as conquistas recentes dos engenheiros florestais perante aos colegas, como a criação da Câmara Técnica de Engenharia Florestal junto ao CREA-PR.  “As entidades de classe devem defender os interesses coletivos dos profissionais e a criação desta Câmara é uma conquista que há muito os engenheiros florestais pediam. Por isso, é tão importante entendermos onde podemos atuar e como podemos trabalhar em conjunto com as outras engenharias”, destacou.

 

Durante a live, Lella também respondeu a perguntas dos participantes, esclarecendo dúvidas e esclarecendo pontos como as oportunidades de mercado para os engenheiros florestais nos processos de licenciamento ambiental, o desmate e manejo florestal de araucárias plantadas, entre outros temas. Por fim, convidou todos os presentes para participar presencialmente ou de maneira virtual do 2º Fórum “A importância da Engenharia Florestal” - De onde viemos e para onde vamos que será promovido pela APEF e pelo Instituto de Engenharia do Paraná – IEP no Dia do Engenheiro Florestal, 12 de julho, em Curitiba.

 

O evento ainda contará com uma Palestra Magna do Engenheiro Civil Euclésio Manoel Finatti com o tema “Norma ABNT Wood Frame Criação e Suas Aplicações”. As inscrições são gratuitas.

 

 

留言


bottom of page